Image

O que Mick Jagger, McDonald’s e Megadeth tem em comum? NFTs…

Avatar
14 April 2021

O ícone do rock e líder dos Rolling Stones, Mick Jagger, acaba de lançar um NFT em parceria com o líder da banda Foo Fighters, David Grohl. Um o quê? Sim, um NFT - mais um ingrediente do mundo cripto que entrou em erupção em 2021, registrando semanas em que negociações com esses instrumentos chegaram perto dos US$ 200 milhões. E o que são NFTs?

NFTs fazem a revolução cripto no mundo da arte

Image

O co-fundador da Dynasty Global Investments, Fábio Asdurian, explica que NFTs são uma espécie de certificado digital que define exclusividade e originalidade. “A sigla significa ‘token não-fungível’ e o não-fungível na sigla é fundamental para o entendimento, pois é o que torna um bem único, ao contrário, por exemplo, de um Bitcoin, que é igual a outro Bitcoin e quando trocado, você continua com um Bitcoin”, explica Asdurian.

A característica única do NFT gera escassez desse ítem e faz com que surja um mercado para investidores e colecionadores, explica Asdurian. “Os ativos podem ser exclusivamente digitais ou representar ativos do mundo real, de forma tokenizada. Podem funcionar também como prova de autenticidade e propriedade no contexto digital, por não serem intercambiáveis”, conclui.

No caso de Mick Jagger e Dave Grohl, o NFT lançado traz um ‘loop’, ou repetição contínua da música Eazy Sleazy, que os dois produziram como comemoração à evolução dos esforços para superar a pandemia do Covid-19, com imagens criadas pelo artista Oliver Latta, conhecido nos meios digitais como EXTRAWEG. A renda com a venda será doada para organizações musicais que apóiam músicos em dificuldades devido à pandemia.

“Os ativos podem ser exclusivamente digitais ou representar ativos do mundo real, de forma tokenizada. Podem funcionar também como prova de autenticidade e propriedade no contexto digital, por não serem intercambiáveis”

– Fabio Asdurian, Founder and Co Ceo

A banda de rock ‘heavy metal’ Megadeth também lançou um NFT, que leva o nome de ‘Vic Rattlehead: Genesis’. Outras bandas que lançaram seus tokens não-fungíveis incluem Muse, Pussy Riot, Kings of Leon, Grimes e Lindsay Lohan.

No caso do McDonald’s, os primeiros NFTs da rede mundial de fast food foram lançados pela subsidiária francesa sem a intenção de comercialização. O objetivo é divulgar a tecnologia por trás do preparo de seus produtos: Big Mac, batatas fritas e Chicken McNuggets. A hashtag #McDoNFT foi lançada no Instagram para apoiar a divulgação.


Share this article: